A simetria dos nematelmintos é bilateral, com uma região anterior, cefálica, onde se localiza a boca. O corpo é coberto por uma cutícula flexível muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. A musculatura da parede corporal é formada apenas por fibras longitudinais. São organismos pseudocelomados.
A cutícula dos nematoides forma uma camada protetora e impermeável, que lhes possibilita viver em ambientes hostis, como solos relativamente secos , ou no interior do tubo digestório de outros animais. O pseudoceloma corresponde ao espaço existente entre a camada muscular, de origem mesodérmica, e o tubo digestório, de origem endotérmica. É um espaço preenchido por líquidos corporais onde se alojam órgãos.
- Digestão: inauguram o sistema digestório completo, composto por um tubo com boca na região anterior e ânus na região posterior. Após a boca encontra-se a faringe musculosa que efetua sucção do alimento, bombeando-o para o intestino. Alimentam-se dos produtos pré-digeridos pelos hospedeiros (parasitas), mas há também espécies carnívoras.
- Excreção: possuem uma célula especializada que retira as toxinas e o excesso de água do fluido corporal. Os resíduos são eliminados por meio de um poro excretor ventral. A principal excreta desses animais é a amônia.
- Sistema Nervoso: possuem dois cordões nervosos (um dorsal e um ventral) que percorrem longitudinalmente todo o corpo do animal. Esses cordões nervosos se ligam na região anterior a um anel nervoso. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora.
- Respiração e Circulação: não possuem sistema respiratório. A respiração é cutânea ou por difusão. Também não possuem sistema circulatório. A circulação de gases, nutrientes, etc, é feita pelo líquido do pseudoceloma.
- Reprodução: a maioria apresenta sexos separados e fecundação interna. Após a fecundação, os ovos são eliminados pelo poro genital da fêmea. Apresentam larva.
Fonte das imagens:
http://www.ufrgs.br/projetoamora/areas-de-conhecimento-1/ciencias/vermes
http://nematobrasil.blogspot.com.br/2011/08/importancia-dos-nematoides-em-processos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário