quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Filo Platelminte

1) Estrutura corporal:

O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.

2) São triblásticos, não apresentando celoma. Sendo achatados por não possuirem sistema circulatório, tendo então as células próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao sistema digestório (para obter nutrientes)

3) Os platelmintos que não parasitam outros animais apresentam cílios, que ajudam na locomoção. Aqueles que são parasitas apresentam uma cutícula envolvendo seu corpor, que lhes permite sobreviver à acidez dos sucos digestivos.

4) O sistema nervoso é o primeiro a existir nos animais, sendo constituido por dois gãnglios cerebrais que se ramificam para o corpor, sendo que tais gânglios são apenas fotosenssíveis.

5) Reprodução: 
Geralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) sendo que alguns se reproduzem por partenogênese.  Os platelmintos de menor porte podem se dividir por fissão(também chamada debipartição). As planárias sofrem fissão longitudinal, e cada metade se regenera e forma uma nova planária. Trata-se de uma forma de reprodução assexuada. Os platelmintes também podem realizar reprodução sexuada. Novamente como exemplo as planárias, elas se unem e trocam semens masculinos podendo assim fecundar.

Fonte das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário