- Segmentação: aumento no número de células, porém não apresenta aumento no volume do embrião como um todo porque as divisões celulares ocorrem de forma muito rápida.
- Gastrulação: quando o aumento no número de células resulta na expansão do volume total do embrião. É nessa fase que tem início a diferenciação celular e acontece a formação dos folhetos embrionários que originarão os tecidos do animal.
- Organogênese: é na organogênese que ocorre a diferenciação dos órgãos no indivíduo.
As etapas do desenvolvimento embriológico são as seguintes:
1. O zigoto de um animal sofre uma série de divisões celulares mitódicas chamadas de clivagem
2. Um embrião de 8 células é formado por 3 rodadas de divisão celular.
3. Na maioria dos animais a clivagem resulta na formação de um estágio multicelular chamado de blástula, uma bola oca de células que circunda uma cavidade chamado de blastocele.
4. A maioria dos animais também sofre gastrulação, processo no qual uma das extremidades do embrião se dobra para dentro e por fim preenche a blastocele, produzindo camadas de tecidos embrionários: o ectoderma (externo) e o endoderma (interno).
5. A bolsa formada pela gastrulação, chamada de arquêntero, abre-se para o exterior através do blastóporo.
6. O endoderma do arquêntero vai originar os tecidos que circundam o trato digestório.
- Blastóporo: abertura do arquêntero para o exterior do embrião que, na fase embrionária da gastrulação, origina a boca ou o ânus. Na maioria dos invertebrados, dá origem à boca (protostômios). Porém, nos equinodermos e cordados, origina o ânus e uma outra abertura formada depois dará origem à boca no animal adulto (deuterostômios).
- Folhetos Embrionários: a invaginação da ectoderme faz surgir, além do arquêntero e do blastóporo, um espaço entre as duas camadas de células, os folhetos embrionários. A gástrula tem dois folhetos: a ectoderme e a endoderme. Os cnidários apresentam essa constituição e, por isso, são diblásticos. Poríferos não tem tecidos. Nos demais filos, há uma terceira camada de células que se interpõe aos dois folhetos: a mesoderme. Esses animais, com três folhetos, são denominados triblásticos.
Fonte da imagem:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao7.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário